Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Gripe será 13 de maio em Nova Mutum

17/04/2017 18h13 - Atualizado em 17/04/2017 18h13
Por: Edinaldo Nogueira – Assessoria

Teve início nesta segunda-feira, 17, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe). Pelo cronograma do Ministério da Saúde a campanha seguirá até 26 de maio. Dia 13 de maio será do dia "D" de mobilização em todo País.

Nesta campanha serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da Saúde; Povos indígenas; Professores das Escolas Públicas e Privadas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Também tem direito as doses, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

Em Nova Mutum a meta será imunizar 6.455 pessoas.

A Secretaria de Saúde estima vacinar pelo menos 90%. "Vamos fazer uma grande mobilização para alcançarmos a meta prevista para nosso município. Acreditamos que se não houver atraso no repasse das vacinas por parte do Ministério da Saúde, a meta será alcançada", disse Camila Schirmer, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Conforme Camila, portadores de doenças crônicas também terão direito as doses. "Pessoas que são portadores da síndrome de down, asma, enfisema pulmonar, diabetes e insuficiência renal receberão as doses conforme prescrição médica", afirmou.

Meta para Nova Mutum:

Crianças de seis meses a menores de cinco anos: 2.887 Trabalhadores da Saúde: 523 Gestantes: 572 Puérperas: 94 Idosos: 1.270 Portadores de Comorbidades: 529 Professores de Escolas Públicas e Privada: 580