Consórcio de Saúde realiza 105 cirurgias para retirada de pterígio em Nova Mutum

01/03/2019 14h33 - Atualizado em 01/03/2019 14h33
Por: Edinaldo Nogueira – Assessoria

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires realizou em Nova Mutum o Mutirão de Cirurgias para retirada de Pterígio. Ao todo foram realizadas 105 cirurgias, sendo 101 pacientes de Nova Mutum e 04 de Santa Rita do Trivelato.

Os procedimentos foram realizados no Centro de Especialidades Médicas nos dias 27 e 28 de fevereiro. Os pacientes foram selecionados através de procedimentos padrões das Centrais de Regulação dos dois municípios, considerando protocolos clínicos que direcionam a prioridade de cada paciente e também a ordem cronológica, priorizando casos urgentes de pterígio.

O pterígio é uma espécie de carne que cresce sobre a superfície da córnea em direção a pupila. A cirurgia de remoção é simples, dura em média 30 minutos, sem a necessidade de consulta pré-cirúrgica e exames.

O CPS Vale do Teles Pires é formado por 15 municípios da região Médio-norte de Mato Grosso, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, União do Sul e Vera.