Campanha de vacinação Antirrábica será neste sábado em Nova Mutum

04/10/2017 08h43 - Atualizado em 04/10/2017 08h43
Por: Edinaldo Nogueira – Assessoria

Acontece neste sábado, 07, a Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos nas unidades de saúde de Nova Mutum. Este ano a Campanha, que tem o tema: "Se liga, bicho! Raiva é caso sério", tem a meta de vacinar 6.600 cães e 1.200 gatos.

De acordo com a enfermeira, Luciane Mayer, responsável pela coordenação das Vigilâncias, é importante que os proprietários de animais domésticos os levem,s com suas respectivas carteiras de vacinação ao locais de vacinação. "Queremos imunizar o maior número de animais possível e para isto preparamos várias pontos de vacina para atender a população durante todo o dia", afirmou.

 

PONTOS DE VACINA Durante o sábado (07) as vacinas serão feitas nas Escolas; Tancredo Neves no bairro Jardim, Central de Regulação de Vagas que fica na região central, anexo ao Hospital Municipal, Escola Carlos Drumonnd de Andrade, Escola Cecília Meireles, PSF Beija Flor, PSF For do Cerrado, PSF Arara Azul e PSF Jardim Primavera.

RECOMENDAÇÕES A Vigilância Sanitária recomenda que na hora da vacinação, os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

De acordo com as autoridades de saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose. Todas as vacinas foram repassadas pelo Ministério da Saúde.

RAIVA A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Quem for mordido por um animal contaminado, deve lavar o local machucado com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.