Tribunal de Justiça implanta 3ª Vara na Comarca de Nova Mutum

19/05/2017 17h07 - Atualizado em 19/05/2017 17h07

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos implantou, na noite desta quinta-feira, 18, a 3ª Vara na Comarca de Nova Mutum, que vai atuar na esfera criminal.

A implantação significa uma importante conquista para o Poder Judiciário mutuense, uma vez que atualmente tramitam cerca de 16 mil processos na Comarca de Nova Mutum. Com a criação de mais uma vara, serão três juízes atuando no Foro da Comarca.

O prefeito Adriano Pivetta, responsáveis pela articulação junto ao Tribunal de Justiça disse que esse é um momento importante para o fortalecimento do judiciário mutuense. "Essa é uma luta muito grande, buscamos sensibilizar o Tribunal de Justiça para essa necessidade, hoje todo esse trabalho foi consolidado. É uma satisfação, é um grande ganho para nossa população. Os trabalhos aqui serão feitos com mais agilidade, ou seja a cidade vem crescendo e a justiça cresce junto buscando cada vez mais a solução que o cidadão precisa", destacou.

prefeito Adriano Pivetta prefeito Adriano Pivetta

O desembargador Rui Ramos acrescenta que a instalação dessa Vara fortalece o processo de estruturação da justiça. "Tínhamos aqui duas varas de competência mistas, atuando tanto no cível quanto no criminal. Entendemos que a área criminal deve ser melhor tratada pelo alto índice de criminalidade que encontramos. Nós temos muitos processos criminais ainda estagnados. A solução é instalar mais juízes mais varas criminais, mais pessoas trabalhando exatamente para dar essa celeridade", acrescentou.

desembargador Rui Ramos desembargador Rui Ramos

De acordo com do juiz Cássio Leite Barros, diretor do Foro da Comarca de Nova Mutum, cerca de 5 mil processos irão tramitar nesta 3ª Vara. "Queremos dar maior celeridade aos casos criminais de Nova Mutum. O juiz que virá para a terceira vara será especializado, terá mais tempo, será dedicado somente a esta finalidade", citou.

juiz Cássio Leite Barros, diretor do Foro da Comarca de Nova Mutum juiz Cássio Leite Barros, diretor do Foro da Comarca de Nova Mutum

O Tribunal de Justiça já nomeou mais servidores que irão atuar em Nova Mutum.