Palestra marca Semana Pedagógica 2018 em Nova Mutum

02/02/2018 15h45 - Atualizado em 02/02/2018 15h45
Por: assessoria c/ SMEC

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Programa A União Faz a Vida realizaram uma palestra junto aos educadores e profissionais da educação que atuam em Nova Mutum. O evento, realizado na última quarta-feira (31), no auditório do Centro de Eventos Quick, marcou o encerramento das atividades da Semana Pedagógica

"A Semana Pedagógica é um dos nossos grandes eventos, é realizado no início do ano e serve como preparação aos profissionais. Tivemos ainda o privilégio de contar com o a presença do professor José Pacheco, que nos trouxe uma reflexão sobre o dia a dia nas escolas, a maneira que vemos nossos alunos, entre outros aspectos. Este é um momento importante, onde todos nós usufruiremos deste conhecimento para transformar isso em aprendizado aos nossos alunos", afirmou Elena Maass, secretária Municipal de Educação e Cultura.

"Nossa preocupação com a educação vem de encontro com a nossa missão como instituição. Contribuir para uma educação cada vez com maior qualidade é nosso papel, Temos certeza de que eventos como a Semana Pedagógica são de fundamental importância para a melhora diária da nossa educação em geral", destaca a gerente da Unidade Sicredi em Nova Mutum, Sinara Ramires.

"É muito importante para todos os professores, além de ser uma motivação para todos os nossos professores, nos faz refletir e melhorar nossos métodos, assim ofereceremos uma educação de maior qualidade", disse, Márcia Alves, professora

A semana foi marcada por ações de formação dos profissionais através de oficinas pedagógicas. Dentre os objetivos esteve o de mobilização dos professores para a vivência da metodologia do programa com foco na educação emocional aliada a cognição. O professor Sérgio Paixão foi o responsável pelo tema durante o evento. Para ele educação emocional e conhecimento escolar são indissociáveis para a formação integral do aluno. "Neste sentido tudo o que os alunos fazem na sala de aula é fruto de um sentimento. Logo, a maneira como lidamos com os nossos sentimentos interfere diretamente na relação professor e aluno, condição para a construção do conhecimento significativo" destacou.

O professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Portugal, encerrou a Semana Pedagógica, com a palestra "Uma Educação Diferente" para a aproximadamente 450 profissionais. "Isto pode parecer estranho, mas parto das perguntas, qual tipo de professores querem ser? Assim, vou ao encontro com as necessidades dos professores, não dou só respostas automáticas, os conduzo para que juntos possamos solucionar as dúvidas deles. Em meio a isso vamos conversando e propondo que eles mudem seu dia a dia como educadores", afirmou José Pacheco.

Veja fotos da Semana Pedagógica

— Everton Almeida - Ascom Prefeitura Nova Mutum