Nova Mutum: Famílias atendidas por serviço de proteção realizam encerramento de atividades anuais

30/11/2018 18h30 - Atualizado em 30/11/2018 18h30
Por: assessoria

Na última semana equipes da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizaram o evento de encerramento das atividades anuais do PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, desenvolvido pelo CRAS aqui de Nova Mutum.

 

O programa atende famílias ligadas a programas sociais, acessando ainda rodas de conversas sobre diferentes temas, encontros grupais com apoio da Rede de Proteção, ou com atendimentos individuais, de forma a orientar e acompanhar as famílias, até a superação das vulnerabilidades enfrentadas.

SOBRE O PAIF O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) integra o nível de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo ofertado na cidade de Nova Mutum no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), período vespertino, no Centro Social DesEnvolver no período noturno, no Centro Social Marton Lucca no período noturno e no Centro Social InterAção (distrito de Ranchão) no período noturno.

O serviço tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social; prevenindo a ruptura de vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

As ações do PAIF estimulam as potencialidades das famílias e comunidades, proporcionando espaços de trocas de vivências, reconhecimento de direitos, acesso a benefícios municipais, federais, e estaduais, programas de transferência de renda como o Bolsa Família e Beneficio de Prestação Continuada (BPC) além de e serviços socioassistenciais como; Cadastro Único para os Programas Sociais, Projetos Sociais dentre eles ‘Gente Miúda’, ‘Girassol I e II’, ‘Jovem do Futuro’, ‘Maturidade Feliz’, ‘Gestante Feliz’ e cursos de geração de renda.

As famílias podem ser inseridas nas ações do PAIF, através de Busca Ativa realizada pelos técnicos de referência do CRAS, por encaminhamentos de outros setores, encaminhamento da rede socioassistencial ou por demanda espontânea. Para saber mais basta a unidade, localizada a rua das Garapeiras nº 713 W, Bairro Parque do Sol, sendo o horário de atendimento comercial.