Secretaria de Agricultura de Nova Mutum inicia projeto piloto de incentivo a fruticultura no Pontal do Marape

15/05/2017 15h23 - Atualizado em 15/05/2017 15h23
Por: Edinaldo Nogueira – Assessoria

Visando o fortalecimento da Agricultura Familiar, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum deu início um projeto piloto com produtores rurais do Pontal do Marape - comunidade localizada a 160 KM - voltado para a cadeia da fruticultura. Para isso, o Município está realizando um mapeamento das propriedades que já atuam neste seguimento e na sequência irá incentivar novos produtores a aderirem ao projeto.

 

Baseado neste projeto, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Renato Kremer e o Secretário de Obras, Onésio Botelho estiveram na Comunidade Pontal do Marape no último sábado, 06, para se reunirem com os representantes da Cooperativa Mixta Agropecuária Vale do Arinos (Coomava), analisando as necessidades da cooperativa visando traçar um planejamento de ações.

 

Atualmente 11 produtores utilizam uma pequena fábrica de polpas de fruta, em um espaço cedido pela Prefeitura de Nova Mutum. A proposta do Município é fomentar a cadeia produtiva e atrair mais produtores através de um plano que garanta a eles (produtores), assistência técnica constante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

 

O secretário, Renato Kremer explicou que a proximidade da equipe técnica da Secretaria será fundamental para que os mesmos possam desenvolver seus projetos com a assistência necessária. "Acreditamos que esse trabalho irá fortalecer a agricultura familiar e os produtores estarão cumprindo todas as exigências para comercializarem seus produtos tanto com o poder público, como com a merenda escolar, quanto em relação a venda na iniciativa privada", destaca.

 

Pela proposta a Prefeitura será responsável por fazer toda a parte de análise do solo e mecanização das áreas incluídas no projeto.