Em Cuiabá Adriano Pivetta defende importância da ferrovia vir até Nova Mutum

07/11/2017 15h46 - Atualizado em 07/11/2017 15h46
Por: Edinaldo Nogueira – Assessoria

O prefeito de Nova Mutum Adriano Pivetta defendeu, nesta segunda-feira, 06, durante debate do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá que os trilhos da ferrovia cheguem até Nova Mutum (250 KM de Cuiabá).

Responsável por reavivar o debate sobre a expansão da malha ferroviária em Mato Grosso, Adriano Pivetta tem defendido que o Polo Regional de Nova Mutum possui alta capacidade produtiva, o que torna estratégico um plano de expansão da ferrovia de Rondonópolis até Nova Mutum. "Não abrimos mão de que essa ferrovia passe por Nova Mutum e que lá seja construído um porto seco. Nossa região produz mais de 20 toneladas somente de soja e milho, sem contar outras culturas como milhão, carne entre outros e é essa expressividade que estamos apresentando aqui neste fórum", argumenta.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Jandir Milan destacou a coragem de Nova Mutum em tomar a frente deste debate. "Esta passagem da ferrovia é importante para inúmeros municípios matogrossenses, é importante também para o Estado e para o País. A cidade de Nova Mutum, através do prefeito Adriano Pivetta está se mobilizando, juntamente com toda a região e isto é extremamente louvável. Tenho certeza que no dia 23 vamos ter um debate bastante apurado em Nova Mutum para que essa ferrovia saia e traga benefícios para toda a nossa economia", cita.

Estiveram presentes na reunião o prefeito de Cuiabá – Emanuel Pinheiro, o vice-presidente da AMPA – Eraí Maggi, o presidente da FIEMT – Jandir Milan, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia – Francisco Vuolo, o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura - Neri Geller, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas - Nelson Soares Junior, o secretário de Estado de Infraestrutura – Marcelo Duarte e o especialista em Logística – Luiz Antonio Pagot, além do vice-prefeito de Nova Mutum Leandro Félix e staff municipal.

O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

FÓRUM SOBRE FERROVIAS E A INTEGRAÇÃO DOS MODAIS EM NOVA MUTUM

A Prefeitura de Nova Mutum realiza dia 23 de novembro o fórum "Ferrovias e Integração dos Modais". O evento reunirá as principais entidades do agronegócio, autoridades estaduais e nacionais para fortalecer o debate de propostas estratégicas a serem exploradas pelo setor de logística no Brasil.

O intuito é retomar as discussões sobre a situação das ferrovias em Mato Grosso e incentivar projetos de investimento e expansão da malha ferroviária no País.

Neste contexto, a Prefeitura de Nova Mutum, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Ampa, Aprosoja, Movimento Pró-Logística e o Fórum Pró-Ferrovia, reunirá investidores, líderes do agronegócio e autoridades estaduais e federais para resgatar propostas estratégicas e fortalecer a defesa da integração dos modais de transporte, criando estímulo à instalação de sistemas industriais e tecnológicos na área dos traçados das futuras ferrovias.

Entre as autoridades já confirmadas para o fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais" está o Presidente do BNDES Paulo Rabello, Presidente da Rumo Logística – Júlio Fontana, Presidente da Cosan Marcos Marinho Lutz, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – Jorge Bastos, Governador Pedro Taques além de entidades e empresários do setor do Agronegócio.