Símbolos

Bandeira Oficial

A Bandeira do município de Nova Mutum é de sugestão de Laismara Tasca, vencedora de um concurso realizado em nível municipal.
Simbologia: A faixa verde da bandeira significa a natureza pujante, a cor do cerrado e da mata, das lavouras e das pastagens para o gado.
A tarja branco central, cor da paz, da harmonia, caracterizando o horizonte, representa o caminho da paz, integração e progresso.
A região superior, de cor azul, simboliza o céu, dando perspectiva do caminho seguido pela comunidade.
No centro da bandeira do município, encontra-se o círculo amarelo, cor da riqueza, simbolizando o sol tropical, além de um grão de soja em brotação, simbolizada pelas duas folhas verdes, que saem da rachadura do grão.
Na parte central do círculo amarelo, na caracterização da rachadura do grão de soja, encontramos estilizadas as letras N e M, iniciais de Nova Mutum, que ainda representa a ave Mutum, típica da região e do nome do Município. No centro da bandeira na caracterização da letra N, encontramos a palavra PAZ, INTEGRAÇÃO, PROGRESSO , simbolizando que através da paz, típica de nossa gente, conseguiremos a integração das comunidades, viabilizando o progresso do município.

Brasão Oficial

O Brasão do município de Nova Mutum é de autoria de Vanderlei Maciel e Cláudio Luiz Perim.
Simbologia: Na parte inferior do Brasão, a flâmula amarela, com inscrições pretas, 26.11.81, NOVA MUTUM e 04.07.88, representa a data de criação do Distrito, nome do município e da data da emancipação.
À destra do escudo temos o desenho de plantas de arroz com grãos, primeiro produto de nossa agricultura, à esquerda, plantas de soja com vagem e grãos, representando o produto agrícola principal responsável pelo desenvolvimento do município.
O escudo do Brasão, em cores verde, amarelo, azul, branco e preto, simboliza um aspecto da paisagem da cidade, a faixa preta, com traços brancos no centro, representa a BR163, que ajuda no desenvolvimento do município, tendo nas suas margens o verde da agricultura e das pastagens da pecuária, representada pelo trator e pela cabeça do gado bovino, temos ainda, a representação do elemento humano, que com seu trabalho, modificou a paisagem.
Vemos também a representação de uma agroindústria, simbolizando ainda uma unidade armazenadora de cereais.
O azul, o céu com o sol tropical, simbolizando nosso horizonte e nossa perspectiva de futuro, com a presença da riqueza do amarelo que o trabalho conquista.
Na parte superior, temos a inscrição universal DEUS SEJA LOUVADO, simbolizando a fé e a religiosidade do povo de Nova Mutum.
Sobre o escudo, a representação de uma torre, simbolizando a vigília das comunidades sobre todas as representações do escudo.

Hino Oficial

A letra e música do Hino do município de Nova Mutum é de autoria de Luiz Pedro Franz, vencedor de um concurso realizado em nível municipal para a escolha do mesmo.

Refrão:
Nova Mutum,
Terra de grande valor!!
Nova Mutum,
Te saudamos com amor!!

Parte I
Pelo suor dos pioneiros,
Nossa terra foi regada,
Transformando o solo virgem,
Foste um dia desbravada.
Povos de todas as raças,
Vindos de todo lugar;
Na bagagem a esperança,
Fé em Deus a trabalhar.

Parte II
São verdejantes teus bosques,
Teus frutos tem mais sabor,
Mais pureza tem tuas águas,
Teu povo tem mais amor.
Acolheste em teu seio,
O homem trabalhador,
Que de ti não se separa,
E te defende sem temor,

Parte III
Não se teme o futuro,
Enquanto há mãos calejadas.
A Mãe Terra produzindo,
Vendo os filhos de mãos dadas.
O teu fruto dá sustento,
Berço de pura beleza;
Vamos todos preservar,
Presente da natureza.