Dados Demográficos

Crescimento Populacional:

A população de Nova Mutum aumentou 113,47%, em um período de 10 anos. A informação tem por base o resultado do Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE. Foram confirmados 31.633 habitantes. Em 2000, o município estava com 14.818 habitantes.

População Estimativa Densidade populacional
31.649 2012: 34.374 3,31 habitantes por km²
Fonte: Censo 2010 Fonte: Censo 2010 Fonte: Censo 2010

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Nova Mutum

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB -2010): 5,3

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Renda Nacional Bruta.
De acordo com dados para 2010, o IDH do Brasil é 0,699. Embora apresente deficiências no sistema educacional, o IDH do Brasil é considerado de alto desenvolvimento humano, pois o país vem apresentando bons resultados econômicos e sociais. A expectativa de vida em nosso país também tem aumentado, colaborando para a melhoria do índice nos últimos anos.

Mato Grosso

1991 – 0,713
2000 – 0,801